sexta-feira, 13 de julho de 2012

À noite todo gato é pardo, mas na sexta-feira 13...


 Quando eu era pequeno, de todos os medos que eu tinha (e eram muitos, muitos mesmo!), alimentados pela avó Amélia e o avô Dastro, um era certeza: - Meu filho, gato preto é coisa do Diabo!

 E lá, no interior, bem no meio das roças e roçados, aonde o único programa que havia era nas noites de lua clara, andar por 1 ou até 2 km e visitar um vizinho, havia muitos gatos. Gatos de todos os jeitos, tamanhos e cores. Menos preta. Acho que havia uma seleção natural que o povo praticava quando nascia um bichano de cor azeviche.

No quintal de meus avós mesmo, havia muitos deles para a alegria e a raiva. Explico: o objetivo central era espantar os ratos que inundavam os paióis de milho, arroz e feijão, mas como em toda família, há sempre aquele rebelde. E tinha uns que, segundo minha avó eram “endemoniados”, pois faziam questão de comer os pintinhos, os pássaros...menos os ratos.

Eu, sempre gostei dos gatos. Tenho meus motivos e eles os deles: éramos sorrateiros, tinhosos, orgulhosos e independentes... um tanto convenientes, confesso. Mas apreço mesmo eu tinha pelos tais “coisa do Diabo”.

Fui crescendo e continuava não entendendo o por que deles – os gatos pretos – serem tão temidos. Em noite de sexta-feira treze, eram mais temidos que os lobisomens das luas-cheias, que meu avô encontrara na juventude embaixo das mangueiras, ou até mesmo dos fantasmas que ficavam esperando no escuro da gameleira, minha avó e a moçada que vinham, lá por volta de meia noite, dos bailes.

O povo mais velho, dizia para mim que não era medo. “Tenho é receio de encontrar esse bicho, ainda mais na noite de sexta feira. O Diabo tá é solto”. E eu ia criando mais gosto pela combinação tão temida. Gostava da pelagem que brilha ao sol, dos olhos que faíscam à noite e dos ímpares.

Perdi o medo de ambos, porque de todos os ímpares, sempre me chamou  a atenção o 13. E aí fui percebendo a combinação dos ímpares: 13 soma-se ao gato preto, na sexta feira – o quinto (dia impar) útil da semana.

Ah, meus gatos? São sempre, em sua maioria, pretos... E assim como meu medo foi deixando as histórias, os mais velhos foram ficando mais novos e aos poucos até as noites de lua cheia e a sombra das gameleiras se perderam.

Já não se houve os causos que aconteceram nas noites de sexta feira treze. Nem minha avó se lembra das cavalgadas pela noite em que a lua alumiava os sonhos e os medos. Todos, na mesma proporção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário