quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Meu caminho de casa é o cemitério

Curiosamente, eu já afirmei que não tenho afinidade com a morte. Detesto caixão e não vejo glamour em seus adornos. De nada me servirão!

Mas tive que adotar uma referência de contra-senso para mim: o cemitério. Quando alguém pergunta para qual lado da cidade eu moro. Afirmo com precisão: “Atrás do cemitério”!

Acostumei com o fato de que o cemitério da cidade é o lugar mais próximo e rápido para eu me sentir em casa. Não se engane: ainda tenho pretensão de viver muito! Mas, é inegável a ideia de passar todas as tardes, na boquinha da noite, sob forte pressão do calor, em frente ao cemitério e encurtar o tempo do meu trabalho para o sofá.

Logo nos primeiros dias, eu achava estranho. Ficava observando a grande quantidade de árvores e flores. Até tenho dúvidas ainda, pois não sei se o número de almas ultrapassa, ou se para cada alma há uma árvore. Pessoalmente, nenhuma delas me disse sobre a questão.

Hoje, acho natural fazer o meu caminho, a morada de algum punhado de espíritos bons e ruins ou talvez. Eles sempre estão em silêncio. Não sei se são proibidos de falar algo, ou se realmente preferem se manter em segredo e preservar as leis de sua nova vida.

Sei que sempre estão chegando novos hóspedes. O lugar é cuidado por um senhor que veste um chinelo preto, calças cor de terra com a barra dobrada deixando à mostra o ponto fatal de Aquiles, uma camisa do mesmo tom, sempre aberta – como se não houvesse botões – e um chapeu de palha, acompanhado de uma enxada. É o guardião do lugar.  

Eu costumo respeitar o local e passo sempre em silêncio. Aproveito para pensar na ausência de tempo daquele lugar, em uma atemporalidade eminente. Porém, depois de muito tempo, fui surpreendido: - “Olha aqui os números da mega. Está acumulada. Se eu ganhar...”. Dei um sorriso e confirmei: “Sua vida vai mudar”. Era o guardião, enxergando a vida num local que muitos não a vêem mais.

Um comentário:

  1. Nossa amigo, moramos perto do cemitério!!! E nunca tinha parado para pensar que é o lugar de referência do nosso ap..kkkkkk é até engraçado pensar nisso... adorei o texto, muito bom como sempre!!!

    ResponderExcluir